segunda-feira, 29 de novembro de 2010

AFINAL O QUE É A MODA E QUAL A SUA DIMENSÃO SOCIAL?


Além de ter uma dimensão social, a moda é uma linguagem pessoal: algo que fala, e muito, de nós próprios. A moda transmite aos outros quem e como somos.

A moda não é o simples uso das roupas no dia-a-dia. A moda é um fenómeno sócio-cultural que expressa os valores da sociedade – hábitos e costumes – numa determinada época.
Surgiu da necessidade que o homem da pré-história tinha de se proteger do frio. Mas a mera necessidade de se cobrir para combater o frio tornou-se num aspecto cultural. Determinou as diferenças entre ordens e mais tarde classes sociais. Cada ordem (e mais tarde classes) tinha o seu modo de vestir característico que a distinguia e estava expresso na lei.
 

Adaptando o refrão clássico poderíamos exclamar: "diz-me como vestes e dir-te-ei quem és". E, embora um ditado também diga que as aparências iludem, a maioria das vezes as aparências traduzem a verdade.Michael Kors Especialmente no tema do vestuário.

 

Por vezes gostamos de colecções porque são portáteis e suportáveis, harmoniosas, simples e fáceis, e outras porque apesar de esteticamente impossíveis, são um pensamento artístico ou o melhor arquivo histórico.

 

A colecção de Michael Kors Pré-Fall 2009, por exemplo, é bonita ou não? São roupas que todos nós usaríamos, as cores, cortes, elegante, formas clássicas, sem nenhum mas, porque Kors é da velha escola de Carolina Herrera e Oscar de la Renta: eles fazem roupa para ser vestida. Melhor ou pior confeccionada, mas ainda seguem uma linha e cortam pelo mesmo padrão. E isso é o que muitos chamam moda.

 

Carolina HerreraAssim como existem designers que fazem roupas simples e objectivas, outros arriscam e cujo objectivo não é convencionalmente bonito, mas o inesperado, o bizarro: é um fato, e não pode ser pô-los todos numa uma cesta. Apenas alguns têm a habilidade de combinar as duas técnicas e ganhar.

 

Observa-se muitas vezes, quando uma pessoa quer mudar de vida, a primeira coisa que costuma fazer é renovar o seu vestuário. Há tempos uma conhecida revista propunha como tema da capa a mudança de look de uma famosa aristocrata. A alguns pareceu despropositado dar tanta        importância a uma notícia destas, mas a realidade é que uma mudança radical de look pode implicar muitas mais coisas: um descontentamento com o seu passado, uma forma de romper com este, uma aposta em transformar a vida futura...

 

Por outras palavras “a moda transmite aos outros quem somos” mesmo nos dias de hoje.

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