segunda-feira, 29 de novembro de 2010

AFINAL O QUE É A MODA E QUAL A SUA DIMENSÃO SOCIAL?


Além de ter uma dimensão social, a moda é uma linguagem pessoal: algo que fala, e muito, de nós próprios. A moda transmite aos outros quem e como somos.

A moda não é o simples uso das roupas no dia-a-dia. A moda é um fenómeno sócio-cultural que expressa os valores da sociedade – hábitos e costumes – numa determinada época.
Surgiu da necessidade que o homem da pré-história tinha de se proteger do frio. Mas a mera necessidade de se cobrir para combater o frio tornou-se num aspecto cultural. Determinou as diferenças entre ordens e mais tarde classes sociais. Cada ordem (e mais tarde classes) tinha o seu modo de vestir característico que a distinguia e estava expresso na lei.
 

Adaptando o refrão clássico poderíamos exclamar: "diz-me como vestes e dir-te-ei quem és". E, embora um ditado também diga que as aparências iludem, a maioria das vezes as aparências traduzem a verdade.Michael Kors Especialmente no tema do vestuário.

 

Por vezes gostamos de colecções porque são portáteis e suportáveis, harmoniosas, simples e fáceis, e outras porque apesar de esteticamente impossíveis, são um pensamento artístico ou o melhor arquivo histórico.

 

A colecção de Michael Kors Pré-Fall 2009, por exemplo, é bonita ou não? São roupas que todos nós usaríamos, as cores, cortes, elegante, formas clássicas, sem nenhum mas, porque Kors é da velha escola de Carolina Herrera e Oscar de la Renta: eles fazem roupa para ser vestida. Melhor ou pior confeccionada, mas ainda seguem uma linha e cortam pelo mesmo padrão. E isso é o que muitos chamam moda.

 

Carolina HerreraAssim como existem designers que fazem roupas simples e objectivas, outros arriscam e cujo objectivo não é convencionalmente bonito, mas o inesperado, o bizarro: é um fato, e não pode ser pô-los todos numa uma cesta. Apenas alguns têm a habilidade de combinar as duas técnicas e ganhar.

 

Observa-se muitas vezes, quando uma pessoa quer mudar de vida, a primeira coisa que costuma fazer é renovar o seu vestuário. Há tempos uma conhecida revista propunha como tema da capa a mudança de look de uma famosa aristocrata. A alguns pareceu despropositado dar tanta        importância a uma notícia destas, mas a realidade é que uma mudança radical de look pode implicar muitas mais coisas: um descontentamento com o seu passado, uma forma de romper com este, uma aposta em transformar a vida futura...

 

Por outras palavras “a moda transmite aos outros quem somos” mesmo nos dias de hoje.

A importância da alface na alimentação

As alfaces contêm muito poucas calorias – apenas 17 calorias por 100 grs, sendo constituídas por uma grande quantidade de água (entre 90 a 95% do seu peso). Proporcionam maioritariamente água e quantidades muito inferiores de hidratos de carbono e proteínas, pelo que são pouco energética, embora constituam um alimento rico em vitaminas, sais minerais e fibras. A alface é a verdura mais rica em contributos de nutrientes. Quanto a vitaminas, destaca-se a presença de vitamina A, vitamina C e betacaroteno ou pro-vitamina A. As alfaces caracterizam-se por serem especialmente úteis numa dieta de emagrecimento, dado que contêm uma boa fonte de fibra laxante, que aumenta a sensação de saciedade.
São ainda recomendadas às mulheres que desejam ficar grávidas e a grávidas que tiveram toxoplasmose, dado que são uma boa fonte de folatos (substâncias que ajudam a evitar anemias dado intervirem na formação dos glóbulos vermelhos e brancos, e também são necessários para a síntese de ADN para formar novas células).
As alfaces, especialmente as de cor roxa e verdes intensos, fornecem também provitamina A ou betacaroteno. Além disso, contém quantidades consideráveis de vitaminas C e E.
A alface é também uma boa fonte de vitamina K, essencial na coagulação sanguínea. A fibra mais abundante na alface é a celulose, que não conseguimos digerir mas que tem a excelente propriedade de diminuir o nosso contacto com eventuais carcinogénios pois acelera o esvaziamento intestinal e diminui a pressão no seu interior.
No que se refere aos minerais, as alfaces fornecem:
Potássio, um mineral necessário para a formação e transmissão do impulso nervoso e para a actividade muscular. Além disso, o potássio é um diurético natural que ajuda a eliminar líquidos e a evitar ganhar peso por retenção de líquidos.
Magnésio, pelo que a ingestão de alface é importante também na defesa de cãibras musculares.
Selénio, um mineral antioxidante que ajuda a manter as células fortes e atrasar o envelhecimento.
A alface romana de folha verde que se cultiva ao ar livre é a variedade mais rica em vitaminas e minerais, especialmente se for cultivada na Primavera ou em terreno rico e com um clima temperado. As alfaces mais esbranquiçadas contêm menor quantidade de clorofila, vitaminas C, A e aminoácidos.
Além dos benefícios já apontados, a alface é um sedativo natural – o talo da alface contém um látex rico em lactucina, um anestésico e sonífero que os romanos já utilizavam para dormir bem depois dos grandes jantares e que deu origem ao lactucarium, um popular sonífero e hipnótico do século XIX que se tomava como substituto do ópio sem provocar adição.
Sugestão:
Se tiver dificuldade em adormecer, coma uma salada de alface ao jantar, deixando algumas com talos mais grosso.
Caso pretenda algo mais forte, sem ter de recorrer a medicamentos, coza os talos cortados e deixe-os ferver durante 15 minutos e tome a infusão quente antes de dormir. Este caldo do talo de alface também é benéfico para acalmar queimaduras, golpes e, de uma forma geral, qualquer zona dorida.

Dr. Fernando Póvoas | www.fernandopovoas.com

Maçã ajuda a reduzir a ingestão de calorias

É já sobejamente conhecida a importância de ingerir frutas antes das refeições e não depois. Este é, aliás, uma das indicações fulcrais dada pelos médicos para quem está a seguir um regime de controle de calorias – o indicado será comer uma peça de fruta, acompanhada de uma bolacha (Maria ou água e sal) cerca de 1 hora antes da refeição.
Um estudo norte-americano veio ainda demonstrar que a ingestão de uma maçã antes das refeições poderá contribuir para que reduzamos a ingestão de até calorias – até 200 calorias a menos, segundo dados da investigação.
Este estudo foi publicado no jornal US Today e, no decorrer da investigação, os voluntários foram divididos em quatro grupos: um deles recebeu maçã descascada, outro um sumo da fruta, o terceiro ingeriu molho de maçã e ao quarto grupo não foi dado qualquer alimento.
Os resultados mostraram que o grupo que comeu a maçã descascada cerca de 15 minutos antes da refeição, ingeriu, em média, 187 calorias a menos.
Segundo os investigadores, as frutas consistentes como a maçã, enviam rapidamente uma mensagem de saciedade para o cérebro, sendo que uma maçã média tem cerca de 63 calorias e é uma boa fonte de fibras.
No entanto, convém lembrar que, se a fruta for ingerida com um intervalo maior antes da refeição, convém ingerir também uma bolacha, a fim de prolongar a sensação de saciedade.
Dr. Fernando Póvoas | www.fernandopovoas.com

Pizza engorda?

Aprenda como não deixar esta tentadora delícia acumular nos pneuzinhos!
Existe alguém que não goste de uma bela pizza de calabresa? A desculpa de quem se exercita é que a pizza tem todos os 5 alimentos imprescindíveis: queijo, do grupo dos lácteos;  massa, feita com trigo e cereais;  azeite, repleto de gorduras boas; calabresa, da família das proteínas, e, por fim, o tomate, do grupo dos vegetais. Deste ponto de vista, até nos parece que é saudável, não é? Mas vamos revelar o lado escuro da força.
Antes de pegar o telefone e marcar o número para encomendar uma pizza, pense por um instante no que vai comer:
Dois pedaços de pizza têm 550 calorias (e se comê-la inteira, multiplique por 3!).
Para queimar essas 550 calorias, precisará fazer:
Caminhada: 72 minutos
Ciclismo: 59 minutos
Corrida: 47 minutos
Clareou melhor as ideias? Agora acrescente nesse cenário as calorias e gorduras saturadas do queijo. A pizza já não está assim tão tentadora, não é?
Uma opção de comer uma pizza mais saudável é prepará-la em casa, assim os ingredientes podem ser controlados por si: coloque mais vegetais, molho de tomate natural e acompanhe com uma salada para dar uma sensação de maior saciedade.

Hidatação na atividade fisica

A hidratação é um dos aspectos mais importantes na actividade física. De facto, a perda de apenas 2% de fluídos pode prejudicar significativamente o rendimento.
Na transpiração, juntamente com a água perdemos electrólitos essenciais como o sódio, potássio, cálcio e magnésio, indispensáveis para o bom desempenho muscular, sobretudo em situações de esforço.

Para uma rápida hidratação, estes electrólitos têm de ser repostos de forma a evitar os efeitos da desidratação: cãibras musculares, fadiga e dores de cabeça. Nos casos mais graves podem surgir perturbações no ritmo cardíaco (arritmias), algumas das quais potencialmente perigosas, como a Taquicardia Ventricular e a Fibrilhação Ventricular, requerendo a pronta intervenção de pessoal treinado com Disfibrilhador e a aplicação de Disfibrilhação Externa.

No contexto desportivo, e em particular na alta competição, os atletas garantem a hidratação usando bebidas isotónicas durante os treinos e competições. Estas bebidas devem incluir também Vitaminas do Complexo B, para optimizar a absorção de nutrientes essenciais, Vitaminas C e E e Tocoferóis (Antioxidantes), que ajudam a proteger os tecidos do organismo contra os efeitos negativos provocados pelos radicais livres (que estão aumentados, nomeadamente, durante a prática desportiva).

Um bom exemplo duma destas bebidas é o H30, utilizado por equipas como o Barcelona, Valência ou a Académica de Coimbra, em Portugal.

Como maquiar os olhos-passo a passo

Novamente inaugurando uma categoria nova, dessa vez Maquiagem. Afinal nada melhor que uma ótima maquiagem pra ressaltar a beleza que já temos, não?
Os olhos podem dizer muita coisa sobre uma pessoal, principalmente sobre as mulheres. O olhar de uma mulher é pura expressão. Olhar de alegria, olhar de felicidade, olhar de tristeza ou compaixão. Basta, somente, um olhar da mulher para você saber o que ela esta pensando ou sentindo. Com isso, o que costuma chamar mais atenção no rosto das mulheres são os olhos.
Cuidar da aparência dos olhos é indispensável quando se pensa em vaidade feminina. O brilho no olhar deve permanecer sempre e em qualquer situação. As maquiagens de olhos são indispensáveis no auxílio dessa tarefa.
Mas como se maquiam os olhos? Quais são os produtos indicados para fazer a maquiagem nos olhos?
Veja passo a passo de como se maquiam os olhos – Maquiagem básica para o dia a dia:
- Antes de passar a sombra nos olhos é indicado usar uma base. Pouca base, somente para unificar o tom da pele. A sombra, dependendo do tom da pele, use dourada por ser dia.
- Um pouco de sombra rosa ou marrom bem claro para esfumaçar o canto externo dos olhos. Nada de exagerar na quantidade, a intenção é somente de dar mais vida e brilho nos olhos. Deixe as cores fortes para noite!
- Não se esqueça das sobrancelhas, um brilho com rímel transparente ou sombra branca é ideal para o dia.
- Contorne os olhos com sombra marrom e passe o delineador junto aos cílios com pincele e um pouco de sombra escura
- Utilize um pincel para deixar a maquiagem dos olhos homogênea com efeito esfumaçado, esse é o charme da maquiagem!
- Use e abuse do rímel nos cílios superiores. Mesmo sendo dia o rímel da abertura para o uso exagerando com uma camada grossa fortalecendo a expressão no olhar.
-Quando terminar de se maquiar, tire o excesso com um pouco de base no algodão.
Prontinho! Já está pronta sua maquiagem para mais um dia de trabalho.

Via: Beleza Pura

Como o verão afeta os seus cabelos

Aqui no Brasil o calor pode aparecer mesmo longe do verão. E, nesses momentos, tudo pelo que mais ansiamos é um mergulho numa piscina de águas límpidas e frescas para amenizar o nosso calor e espantar aquela sensação de abafamento tão própria das zonas tropicais.
Mas, os produtos usados na limpeza das piscinas e a exposição ao sol podem fazer malefícios enormes aos nossos cabelos. Por isso mesmo é importante que você entenda como esses produtos agem e o que pode fazer para minimizar seus efeitos danosos ou mesmo revertê-los.
O grande problema para os cabelos é a ação conjunta do sol, do cloro e dos produtos a base de cobre que são usados nas piscinas. O sol parte queratina que forma os cabelos em pedaços e o cloro proporciona o desprendimento da cutícula protetora dos fios. Esse efeito causa bolhas microscópicas e deixa o fio áspero e poroso. Exatamente por isso os cabelos ficam duros depois de um certo tempo na piscina. Isso e mais a ação do vento, que resseca o cabelo, levam a quebra dos fios e a fragilização de todo o cabelo.
Se os seus cabelos são tingidos, esse ataque do cloro e do sol, associado aos elementos que contém cobre e que são usados para facilitar a limpeza da água pelos filtros reagem com os elementos químicos usados no tingimento e seus cabelos assumem “um belo tom esverdeado”.
Os cabelos que mais sofrem esses efeitos são os cabelos louros. Naturais ou tingidos, os fios perdem mais facilmente a hidratação (quando expostos ao cloro e ao sol) e sentem drasticamente os problemas causados por eles. Sempre, antes e depois, de um mergulho na piscina; seus cabelos louros devem passar por uma hidratação intensa para amenizar esses efeitos perniciosos e repará-lo depois.
Use sempre cremes e condicionadores com protetor solar. Esses produtos aumentarão a resistência dos fios à ação perniciosa do sol e garantirão que você leve apenas boas lembranças dos momentos divertidos que passou na piscina.
Lembre-se que a água da piscina agride muito mais os cabelos do que a água do mar. Tudo graças às combinações de produtos usados para a sua limpeza. Exatamente por isso você não pode facilitar e nem relaxar com a proteção de seus cabelos. Dependendo do grau de estrago, pode ser muito difícil reparar seus cabelos depois (ou muito caro).
Use sempre produtos com silicone (além do protetor solar), mantenha os cabelos sempre bem limpos, bem enxaguados e bem hidratados; use o secador com moderação e não descuide da secagem. Antes e depois da piscina é altamente recomendável lavar os cabelos numa fonte de água sem cloro ou no chuveiro com a aplicação posterior de um bom condicionador adequado ao seu tipo de cabelo.
Depois de um dia na piscina, você pode aplicar uma máscara simples e feita em casa para minimizar os efeitos nocivos da piscina com meio abacate, uma gema de ovo, duas colheres de sopa de mel. Amasse tudo com um garfo e misture bem. Passe nos cabelos e deixe agir por trinta minutos depois de colocar uma touca térmica ou um saco plástico. Lave bem os cabelos, em água corrente, e pronto. Seus cabelos hidratados, estarão prontos e prontos para outra.

via: Beleza Pura